Foto: Consórcio AMSA e Corpo Docente do EMTI Jorge Gomes de Figueiredo
A Associação dos Municípios do Maciço de Baturité para Saneamento Ambiental (AMSA) esteve, nesta semana, na EMTI Jorge Gomes de Figueiredo, no bairro Putiú em Baturité, para acompanhar a EXPOAMBIENTAL IGF DIA D DO MEIO AMBIENTE e assim conferir os projetos ambientais desenvolvidos por estudantes e professores. A visita foi conduzida pela superintendente do Consórcio AMSA, Profª Dra. Solange Norjosa, que ressaltou a importância da educação ambiental como base para o futuro sustentável, nesse sentido, citou alguns tópicos da Lei Federal nº 14.926/2024 que altera a Lei Federal nº 9.795/1999 da Política Nacional de Educação Ambiental e concluiu dizendo que a partir dessa Lei, a escola básica ao superior vai se educar/formar ambientalistas.
Durante o encontro, a Diretora Gilvânia Galdino, o Prof. Felipe Cândido, o Prof. Vlader Xavier apresentaram o funcionamento de um biodigestor escolar, equipamento que transforma resíduos orgânicos em adubo e gás natural, além de iniciativas complementares como hortas, maquetes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e um desfile criativo com roupas confeccionadas a partir de materiais reciclados.
A superintendência destacou que as experiências vivenciadas na escola reforçam a missão da AMSA em apoiar a gestão eficiente dos resíduos sólidos nos municípios consorciados. O consórcio vem ampliando parcerias com escolas, comunidades do Maciço, promovendo atividades que unem educação, cidadania e preservação ambiental.
A expectativa é que o projeto com o biodigestor sirva de inspiração para outras instituições da região. Os dirigentes do Consórcio AMSA entendem que o engajamento da comunidade escolar é essencial para formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade.
Há 3 dias
Há 13 dias
Há 24 dias
Há 24 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?